Proinfo Integrado - Introdução à Educação Digital 40h


Vivemos em um cenário sociocultural que afeta e modifi ca nossos hábitos, nossos modos de trabalhar e de aprender, além de introduzir novas necessidades e desafios relacionados à utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Os computadores começam a se fazer presentes em todos os lugares e, junto às novas possibilidades de comunicação, interação e informação advindas com a Internet, provocam transformações cada vez mais visíveis em nossas vidas.
Este curso tem como objetivo geral contribuir para a inclusão digital dos profissionais da educação, você professor e você gestor, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização dos recursos e serviços mais usuais dos computadores (sistema operacional Linux Educacional e softwares livres) e da Internet, levando-os a refletir sobre o impacto do uso das tecnologias digitais nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.

Não se trata, portanto, de um curso que reduz o uso do computador a processos meramente operativos, embora reconheçamos que dominá-los é etapa necessária para a construção de esquemas mentais que facilitem seu uso. Trata-se de um curso que busca estimular você a refletir sobre o porque e para quê utilizar essas tecnologias, oferecendo os instrumentos tecnológicos como meios para desenvolver atividades significativas e refletir sobre diversos temas que fazem parte de sua prática docente.
 
É um curso que requer do professor e do gestor escolar esforço e diálogo criativo e competente sobre o que pensa e sabe sobre as características dos recursos tecnológicos apresentados, os temas escolhidos, atividades propostas e sobre o pensamento e as produções dos demais participantes.
São objetivos específicos deste curso promover capacidades e habilidades relativas
a:
  • Conceituar tecnologias e mídias digitais, analisando e reconhecendo o impacto, o potencial e a complexidade da sua inserção na prática pedagógica e na vida privada e em sociedade:
  • Identificar a escola como um espaço privilegiado na promoção da inclusão digital;
  • Reconhecer que é preciso promover uma compreensão crítica para o uso da tecnologia digital;
  • Reconhecer que a incorporação da tecnologia ao processo educativo cria uma oportunidade ímpar para a estruturação e implantação de novos cenários pedagógicos.
  • Adquirir competências básicas para o manejo dos recursos mais usuais dos computadores:
  • Conceituar os componentes de um computador e do seu sistema operacional;
  • Identificar o padrão de organização das interfaces gráficas e o uso dos principais dispositivos de entrada e saída (mouse, teclado e monitor);
  • Conceituar e operar adequadamente os administradores de arquivos, reconhecendo os principais dispositivos de armazenamento (HD, CD, pendrive);
  • Conceituar os principais aplicativos (editores de textos, de imagens, de apresentações, navegadores web e planilhas eletrônicas), identificando que necessidades e problemas podem ser por eles resolvidos;
  • Operar as funções básicas dos principais aplicativos (editores de textos, de imagens, de apresentações, navegadores web e planilhas eletrônicas);
  • Organizar e sistematizar conteúdos em vários tipos de formatos digitais, reconhecendo as possibilidades de transferências de dados entre estes diferentes formatos.
  • Identificar e reconhecer o potencial de uso pedagógico das diversas ferramentas computacionais utilizadas durante o curso;
  • Tomar consciência do papel das redes digitais na promoção dos processos cooperativos de trabalho e aprendizagem:
  • Compreender a estrutura do conteúdo web, habilitando-se assim a buscar e avaliar informações da web;
  • Identificar os procedimentos mais gerais de segurança e privacidade ao compartilhar informações em rede;
  • Analisar a importância da cooperação no aprendizado e refletir sobre a importância das ferramentas de comunicação digital na prática pedagógica;
  • Analisar o alcance social e econômico de algumas das principais ferramentas de produção e/ou veiculação de conteúdo digital (blogs, wikis, youtube etc.);
  • Conceituar e reconhecer as especificidades comunicativas, as diferentes textualidades e o potencial e papel pedagógicos dos seguintes serviços: batepapo, e-mail, fóruns e listas de discussão, redes sociais.
O projeto pedagógico deste curso procurou garantir aos professores e gestores escolares oportunidades de exercício consciente, autonônomo e ativo de seu papel como protagonistas e interlocutores na construção de uma nova realidade educacional. Espera-se que ao mesmo tempo em que são aprendizes sejam também autores que valorizam e compreendem a relevância de socializar suas produções.

Fonte:

Ramos, Edla Maria Faust
Introdução à Educação Digital / Edla Maria Faust Ramos, Monica
Carapeços Arriada, Leda Maria Rangearo Fiorentini. – 2. ed. – Brasília :
Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância, 2009.
292 p. ; il.